terça-feira, junho 26, 2012

Pescada com maionese



Garanto-vos que esta pescada fica divinal e é muito fácil de se preparar. O molho fica cremoso, puxa de sabor ao limão e à mostarda, mas depois no meio há pedacinhos crocantes de pimento e aipo (já vos disse que sou louca por aipo?). Tirei a ideia daqui, e agradeço desde já a partilha da Mar, que com esta adaptação de receita a partir do livro "O Tesouro das Cozinheiras", da Mirene, por momentos me fez recuar até há uns bons anos atrás, depois de provar. Tenho ideia de a minha mãe fazer algo parecido, mas na altura ser pequenina e não achar graça nenhuma. Engraçado como os gostos mudam :)

Ingredientes:

- 1 pescada (usei 8 mimos de pescada)
- 1 talo de aipo, cortado em pedacinhos
- 1/4 de pimento, cortado em pedacinhos
- 1 cebola, picada
- 3 colheres de sopa de maionese
- 1 colher de sopa de mostarda
- sumo de 1/2 limão
- 1/2 chávena de leite* 
- 1 colher de sopa de farinha maisena
- sal e pimenta branca
- azeite q.b.

* Medida da chávena: 220 ml

Coloque os mimos (descongelados) num prato de ir ao forno. Tempere com algums antecedência o peixe com o sumo de limão, o sal e a pimenta.
Disponha por cima dos mimos o aipo, o pimento, a cebola picada e um fio de azeite e leve ao forno durante 20 minutos.

Retire do forno e despeja com cuidado o molho para um pequeno tacho. Leve a lume baixo até ferver, retire e junte o leite com a maisena desfeita. Mexa enérgicamente para não se formarem grumos e adicione a maionese e a mostarda. Envolva bem. Cubra os mimos com este molho e leve ao ao forno a gratinar por mais  20 minutos.

Servi com puré de batata e agriões escaldados.





quarta-feira, junho 20, 2012

Pilaf de chouriço


Sempre que ouço falar de arroz pilaf associo-o de imediato a um tipo de arroz muito condimentado e típico de países do Médio Oriente. Mais tarde, numa das minhas pesquisas, percebi que o pilaf é um prato afinal mais internacional do que supunha, porque se refere à forma de confecção de um grão, como o arroz neste caso, que é frito e bem envolvido na gordura que se utiliza antes de se lhe adicionar àgua ou caldo para que continue a cozedura. Este pilaf de arroz com chouriço não tem nada de oriental e é mais do que indicado para as refeições semanais, pois faz-se num instante e com ingredientes bastante comuns.

Ingredientes (para 4 pessoas)

- azeite qb
- 1 cebola grande, finamente fatiada
- 250 gr. de chouriço, cortado em rodelas
-  4 dentes alho
- 1 colher de sobremesa de paprica
- 400 gr. de tomate desfeito em pedaços (pode utilizar enlatado, se preferir)
- 250 gr. de arroz basmati
- 600 ml. de caldo (usei de legumes)
- raspa de 1/2 limão
- 2 folhas de louro frescas
- salsa picada, quantidade a gosto

* juntei restos de frango assado e desfiado

Preparação:

Aqueça o óleo numa frigideira ou tacho de fundo largo, com tampa. Junte a cebola e aloure, cerca de 5 minutos. Com a espátula, afaste-a para um dos lados do tacho e introduza o chouriço, deixando-o cozinhar até  que esteje alourado e largue os seus sucos.

Junte o alho, a paprica e os tomates. Deixe levantar fervura, sobre lume médio, e junte o arroz, deixando-o fritar e mexendo para que fique por igual. Despeje o caldo, a raspa de limãoe  o louro, mexa bem e deixe ferver. Coloque a tampa e deixe cozinhar cerca de 12 minutos, em lume baixo.

Retire do fogão e deixe repousar, com a tampa, durante uns 10 minutos. Espalhe a salsa picada.

Bom Apetite!

sábado, junho 16, 2012

Sorvete de chocolate (Dorie às Sextas)

Palavras para quê, quando provamos chocolate em forma de sorvete? Amêndoas torradas como topping. Sabores puristas, básicos. Sem necessidade de complicar.



Esta é a minha segunda participação no passatempo Dories às Sextas e apesar de não ter tido tempo para fazer e publicar na sexta, não descansei enquanto não o fiz! Este sorvete é uma receita bem jeitosa: rápido de se preparar, bastante económico, como não leva natas nem ovos é mais leve em termos calóricos e acaba numa colher com aqueles desejos de chocolate que nos assolam de vez em quando. Tenho uma sorveteira, mas é tão grande que até tremo só de pensar em retirá-la da despensa, e depois da caixa e depois voltar a arrumar tudo. Por isso, fiz da maneira tradicional, isto é, congelador e bater de meia em meia hora com a vara de arames (fi-lo duas vezes). Não custa nada :)

Ingredientes:


1 chávena de leite *
1 chávena de água
3/4 de chávena de açúcar
+/- 200g de chocolate meio amargo picado (usem um de boa qualidade, porque vai-se notar muito!)

* Chávena com capacidade de 220 ml

Misturar todos os ingredientes numa caçarola de fundo grosso.
Colocar a panela em lume médio e deixar ferver, mexendo sempre.
Diminuir a temperatura e deixar ferver por 5 minutos, mexendo de vez em quando.

Na Bimby é aquela facilidade: picar o chocolate com uns golpes de turbo, juntar os restantes ingredientes e programar 7 mins/100º/Vel.1.

Despejar a mistura numa tigela refratária e levar ao frigorífico para gelar.
Deitar a mistura numa sorveteira e proceder de acordo com as instruções do fabricante.

Congelar pelo menos 2 horas, ou até que esteja firme o suficiente.

NOTA: se não tiverem sorveteira, podem retirar o sorvete do congelador de 30 em 30 minutos e bater (com batedeira ou varas de arame), para evitar cristais de gelo.




sexta-feira, junho 08, 2012

Embrulhos de salmão com molho de sweet chili e lima




Quando há lombinhos de salmão para cozinhar mas o paladar pede por algo mais exótico, esta receita da Mafalda Pinto Leite é uma solução muito prática. Já a cozinhei duas vezes, uma com lombos de salmão congelados e outra com frescos. A diferença é, a meu ver, enorme, com vantagem clara dos últimos. Em relação ao acompanhamento, fiz uns noodles que não tem nada que saber, mas  mais uma vez realço como é importante utilizar noodles de boa qualidade! São um pouco mais caros, mas não têm nada a ver, pois quando são bons práticamente nem é preciso juntar muita coisa, comem-se assim bem simples, como estes, salteados com tirinhas de cenoura, de gengibre fresco, cebolinho, cebola e omelette em tirinhas também. Quanto ao tempero dos lombinhos, a lima com o sweet chili fazem aquele efeito do agridoce que traz ao de cima o melhor deste peixe. Não sei explicar melhor. Sei que fica-lhe muito bem!

Ingredientes:

- azeite
- 4 lombinhos de salmão (ou de outro peixe branco firme)
- 1/2 cháv. de coentros picados
-  sumo de 2 limas
- 1 colheres de chá de molho de soja (usei 1 de sopa)
- 2 colheres de sopa de molho sweet chili (mais se desejar) *
- 1 colher de sopa de açúcar amarelo



Preparação:

Aqueça o forno a 200ºC. Corte quatro quadrados de papel vegetal e unte-os com azeite. Tenha cuidado para terem o tamanho suficiente para fecharem bem.

Faça duas incisões na parte mais espessa do peixe com umafaca. Coloque-o no centro dos quadrados de papel vegetal.

Numa tigela, misture os coentros picados, o açúcar, o molho de soja, o sumo de lima e o sweet chili. Temperei também ao de leve com sal e pimenta branca. Não resisto :) Pincele cada lombinho com este molho.

Polvilhe com coentros e molho sweet chili extra (consoante o seu gosto). Una as pontas mais compridas do papel e dobre duas vezes. Dobre as partes curtas para dentro de maneira a fazer um embrulho.

Coloque os embrulhos num tabuleiro de ir ao forno. Leve ao forno a assar por cerca de 20 minutos, até que o peixe esteja cozinhado no seu interior.

Sirva com noodles como eu fiz, ou com arroz tailandês e gomos de limão, conforme é sugerido na receita original.




Nota: O molho sweet chili encontra-se à venda nas secções internacionais dos supermercados, perto dos temperos de comida chinesa. Quem não encontrar pode recorrer a esta receita caseira da Colher de Pau, no seu blog.

Fonte: "Cozinha para quem quer poupar", Mafalda Pinto Leite, Ed. Esfera dos Livros.

segunda-feira, junho 04, 2012

Minestrone de legumes de Verão

Esta sopa fresca e leve leva muitos legumes. Muitos mesmo: ele é aipo, ele é espargos, alho francês, favas, ervilhas! Tudo do verde, da época e do bom. Se no entanto acharem que a dose de legumes que este rico minestrone inclui é demasiada para comer assim a boiar no caldinho, tem sempre bom remédio: uns segundos com a varinha e está feito um creme que não deixará margem para dúvidas: um creme aveludado tão cheio de sabores primaveris que põe as clássicas sopas de agrião ou espinafres num merecido descanso. Eu cá gosto de os sentir assim soltinhos, cada um, no seu lugar. Já suas excelências, cá em casa, preferiram a versão creme. Dá-lhes tempo ...:)



Ingredientes:

- 1 alho francês, cortado às rodelas finas
- 1/2 haste de aipo
- 1 courgette grande ou duas pequenas
- 100 gr. de favas
- 100 gr. de ervilhas
-  3 dentes de alho, picadinhos
- 200 gr. de espargos
- folhas de hortelã
- 1,200 lt. de caldo de legumes (ok, tive de aldrabar esta parte: 1,200 lt de àgua a ferver à qual juntei um caldo de legumes Natura Knorr - se forem prendados ou organizados o suficiente para usar caldo caseiro, tanto melhor )
- 3 colhs.de sopa de azeite
- sal qb.




Preparação:

Preparar os legumes e o caldo. Lavar muito bem e cortar o alho francês em finas rodelas, o aipo e os espargos em pequenos pedaçinhos. Cortar a courgette ao meio, depois cada metade em três partes transversais e cada uma destas em pequenas fatias.

Aquecer o azeite num tacho e juntar o alho francês e o aipo até alourarem ambos. Adicionar a courgette e o alho picado, deixando cozinhar mais uns 5 minutos.


Juntar o caldo e deixar ferver cerca de 10 minutos. Juntar os espargos, as ervilhas e as favas e deixar cozinhar. Tempere de sal, tendo em conta que o caldo já é suficientemente salgado por si. Quando estiver tudo cozido, temperar com mais azeite se achar necessário e juntar folhas de hortelã rasgadas em pedaçinhos ou outra erva aromática, como o mangericão ou os coentros. Servir com pão torrado.




Para a versão creme das miúdas, juntei duas pequenas batatas cozidas à parte. Quando terminei o minestrone, dividi-o em duas partes, juntei as batatinhas a uma delas e bati tudo até ficar em creme.

Opcionalmente pode-se também juntar umas massinhas de canja, mais para o fim.

*Adaptado de BBC Good Food nº 6/12 

sexta-feira, junho 01, 2012

Biscotti Lenox com Amêndoas


Completamente viciantes, é o que posso dizer destes Lenox Almond Biscotti, da Dorie Greenspan e com os quais estreio a minha participação no interessante passatempo Dorie às Sextas. São maravilhosos, já que o sabor a amêndoa fica mesmo muito acentuado, mas o que me deliciou foi a textura. Não estava de inicio a perceber o porquê das duas idas ao forno, mas depois de trincar a textura crocante mas simultâneamente macia deu para entender. Quando os provei nem acreditava que tinha conseguido fazer algo assim!



Ingredientes:

- 1 1/2 medidas de farinha
- 1 1/2 colheres chá de fermento
- 1/4 colher chá de sal
- 1/2 medida de farinha de milho amarela
- 110g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
- 1 medida de açúcar
- 2 ovos grandes (ou 3 pequenos)
- 1 1/2 colheres chá de extracto de amêndoa
- 3/4 medida de amêndoas fatiadas, com ou sem pele

* 1 medida - 1 chávena



Pré-aqueça o forno a 175ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal ou tapete de silicone e reserve.
Misture a farinha, o fermento e o sal. Junte a farinha de milho e misture outra vez, com um batedor de varas ou um garfo. Reserve.
Com a batedeira, bata a manteiga e o açúcar durante 3 minutos, até obter um creme macio. Acrescente os ovos e continue a bater por mais 2 minutos ou até que a mistura esteja leve, macia e cremosa. Junte o extracto de amêndoa. Reduza a velocidade e acrescente os ingredientes secos, batendo só até estarem incorporados. Junte as amêndoas e envolva-as com uma colher de pau ou espátula, para as distribuir bem pela massa.
Despeje metade da massa no tabuleiro preparado. Com os dedos ou uma espátula de silicone, forme um tronco de 30cm de comprimento por 4cm de largura. O tronco será mais rectangular que redondo e será tosco, não uniforme. Com a restante massa molde um segundo tronco idêntico ao primeiro.
Leve a assar por 15 minutos ou até que os troncos estejam levemente dourados, mas ainda moles ao toque. Transfira o tabuleiro para cima de uma grade e deixe arrefecer por 30 minutos.

Se entretanto tiver desligado o forno,  aqueça-o novamente a 175ºC.
Com uma espátula de metal, transfira os troncos para uma tábua e, com uma faca de serra, longa (tipo faca de pão) corte-os em fatias de 2cm de espessura. Devolva as fatias ao tabuleiro, desta vez pondo-as em pé. Leve novamente ao forno.
Asse os biscotti por mais 15 minutos, até que estejam dourados e firmes. Transfira-os para uma grade e deixe arrefecer até à temperatura ambiente.